Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Janeiro-Março 2017 - Volume 1  - Número 1


Editorial

Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia

Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia

Pedro Giavina-Bianchi


DOI: 10.5935/2526-5393.20170001

Editor dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia




Extremamente honrados e felizes, mas também cientes de nossa grande responsabilidade, estamos inaugurando os Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia. A revista nasce como o meio de comunicaçao científica oficial da Associaçao Brasileira de Alergia e Imunologia, com a missao de divulgar estudos e informaçoes que tenham relevância na construçao do saber na área de Alergia e Imunologia.

Todo conhecimento que adquirimos e que geramos só se torna relevante ao ser aplicado na assistência médica, no ensino e na pesquisa. Desta premissa advém a importância da publicaçao e divulgaçao dos resultados dos estudos científicos, sendo a escrita o meio mais importante para se alcançar este objetivo. Pode-se dizer que realizar um estudo é apenas percorrer uma parte do caminho que só atinge seu destino após a publicaçao dos seus resultados. Os primeiros periódicos científicos surgiram em 1665, com o Journal de Sçavans, na França, e o Phillosophical Transactions, da Royal Society, na Inglaterra, em decorrência da necessidade de uma comunicaçao mais ágil e eficiente a um público selecionado. No decorrer dos anos, os periódicos se aprimoraram, sempre objetivando o registro e a divulgaçao dos resultados de pesquisas, o que permite que outros pesquisadores analisem, validem e construam sobre as evidências científicas geradas. Assim, mudanças sao implementadas e há progresso científico.

Há cerca de dez anos o Brasil apresentou um enorme crescimento da produçao de conhecimento científico, em grande parte devido a um maior suporte financeiro que possibilitou o aprimoramento da estrutura de ensino e pesquisa do país. De acordo com o banco de dados SCImago (http://www.scimagojr.com), em 2015, o Brasil ocupou a 14ª colocaçao no Mundo e a primeira na América Latina em termos de publicaçao em Medicina, com 17 mil publicaçoes. Na área de Imunologia e Alergia, ocupamos a 16ª posiçao Mundial e a primeira na América Latina. Infelizmente, a crise político-econômica brasileira dos últimos anos tem dificultado o ensino e a pesquisa nacional. Neste cenário, ciente de que mudanças sao necessárias e urgentes para a retomada do desenvolvimento científico, a ASBAI publica a primeira ediçao de sua revista com sentimento de otimismo e de estar cumprindo com seu dever.

A revista Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia será publicada trimestralmente na forma impressa e será distribuída a todo associado da ASBAI. Haverá também a forma eletrônica digital com acesso aberto. Os manuscritos de estudos clínicos e experimentais serao publicados conforme suas características nas diferentes sessoes que constituirao a revista: editoriais, artigos especiais, artigos originais, revisoes, comunicaçoes clínicas e experimentais breves, educaçao médica continuada, correspondências, e imagens.

Passo a escrever na primeira pessoa para agradecer à Profª. Norma Rubini e ao Prof. Dirceu Solé por terem me confiado o projeto da revista e estarem participando ativamente para seu desenvolvimento e sucesso, salientando ainda a extrema dedicaçao e doaçao que caracteriza o relacionamento destes professores com nossa Sociedade. O trabalho em equipe é condiçao sine qua non para o sucesso dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia e será essencial a participaçao de nossos notáveis editores-associados e revisores. Nao poderia deixar de aproveitar esta oportunidade para agradecer e homenagear meu grande mentor, o Prof. Jorge Kalil, exemplo de professor-cientista. Estudos destacam três fatores determinantes para o sucesso de uma carreira: ter um bom mentor, ser organizado e saber priorizar suas atividades.

Serao fundamentais dedicaçao, motivaçao, visao, talento e trabalho em equipe para que nossa revista alcance o êxito merecido e seja um meio de comunicaçao relevante e representativo da ASBAI e da comunidade científica alergo-imunológica. Esperamos que todos disfrutem da leitura e convidamos os leitores a participarem ativamente da construçao e desenvolvimento dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações