Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Outubro-Dezembro 2017 - Volume 1  - Número 4


Editorial

Os primeiros passos dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia

The first steps of the Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia journal

Pedro Giavina-Bianchi1; Antônio Condino Neto2; Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho2; Ernesto Akio Taketomi2; Fábio Chigres Kuschnir2; Gustavo Falbo Wandalsen2; Herberto José Chong Neto2; Régis de Albuquerque Campos2


DOI: 10.5935/2526-5393.20170048

1. Editor dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia
2. Editores Associados dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia




Os primeiros passos dos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia (AAAI) foram dados, e criaram um forte alicerce para o desenvolvimento e crescimento de nossa revista.

Em 2017, o início de nossa jornada, a AAAI publicou 64 artigos divididos em 4 números, com versao impressa e digital, além de um suplemento em versao digital com os resumos dos estudos apresentados no XLIV Congresso Nacional da Associaçao Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Foram 9 editoriais, 7 artigos especiais, 11 artigos de revisao, 20 artigos originais, 10 comunicaçoes clínicas ou experimentais breves, 5 cartas ao editor e 2 imagens em alergia e imunologia. Os associados da ASBAI foram os autores de mais de 90% dos estudos publicados, os quais abrangeram os diversos temas de nossa especialidade, como doenças atópicas, urticária/angioedema/ anafilaxia, imunodeficiências, reaçoes adversas a medicamentos, alergia alimentar, imunoterapia, imunomodulaçao e vacinas. A versao impressa foi distribuída para cerca de 1.700 associados, além de instituiçoes de saúde e ensino, e a versao digital foi acessada cerca de 350.000 vezes, seja na forma de HTML ou PDF. Tudo isso só foi possível em decorrência da estrutura criada, composta por um Corpo Editorial e um Grupo de Revisores de notoriedade acadêmica, ambos com componentes nacionais e estrangeiros, além do apoio incondicional da Diretoria da ASBAI.

No começo deste milênio, promulgada pelas declaraçoes de Budapeste (2002), Bethesda (2003) e Berlim (2003), surgiu a iniciativa Open Access (acesso aberto), que se baseia no acesso livre e irrestrito à literatura científica publicada eletronicamente via Internet. As revistas de acesso aberto sao jornais acadêmicos que estao disponíveis por meio digital (on-line) para o leitor sem barreiras financeiras, legais ou técnicas. Todos podem acessá-las via Internet. A revista AAAI é de acesso aberto e nao tem taxa de publicaçao (diamond open access journals), o que a diferencia das revistas onde os autores têm que arcar com os custos da publicaçao (gold open access journals). No caso da ASBAI, os custos de produçao e ediçao sao subsidiados pela própria associaçao e por informes publicitários. Com essa estratégia, os AAAI possibilitam maior visibilidade e divulgaçao dos artigos publicados, que serao mais lidos e citados. Mantivemos a revista impressa com exclusividade para nossos associados e assinantes, proporcionando bem-estar, conforto e algumas vantagens relacionadas a esta forma de publicaçao.

Vivemos na "Era da informaçao", onde a quantidade de informaçao é abundante, disponível e acessível. Fomos surpreendidos por este excesso de conhecimento, e diariamente somos lembrados que ignoramos diversos assuntos."Antes, as pessoas nao sabiam que nao sabiam. Agora, sabem que nao sabem".

Ao se fazer a busca das palavras-chave "allergy OR immunology" no PubMed, quase 2 milhoes de artigos sao selecionados. Nossa revista tem a visao de que é necessário publicar artigos inovadores, importantes e relevantes.

Durante 2017 nos concentramos e tivemos açoes para o credenciamento da AAAI na plataforma SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Esse é um processo que será intensificado nos próximos anos. O SciELO é um projeto da Fundaçao de Amparo à Pesquisa do Estado de Sao Paulo (FAPESP) que visa a superaçao do fenômeno conhecido como "ciência perdida", que se caracteriza pela presença muito fraca dos periódicos de países em desenvolvimento nos meios de divulgaçao e índices internacionais. A indexaçao SciELO, que é guiada por critérios de qualidade, visa complementar o sistema de indexaçao internacional, especialmente a do Science Citation Index.

Embora o caminho seja mais importante que o destino, uma jornada sem orientaçao, planejamento e metas a serem atingidas pode levar a finais infrutíferos. Nosso destino é a missao da revista: "divulgar estudos e informaçoes que sejam relevantes na construçao do saber na área de Alergia e Imunologia".

Aos leitores e colaboradores, nossos parceiros nessa jornada, agradecemos a paciência, as sugestoes e, sobretudo, o reconhecimento que todos nos proporcionaram durante 2017.

Nossos votos que, em 2018, a AAAI continue crescendo e cumprindo com brilho seu papel de meio de comunicaçao científica oficial da ASBAI. Um ano produtivo e repleto de alegrias para todos nós.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações