Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Maio-Junho 2013 - Volume 1  - Número 3


RELATO DE CASO

Urticária pigmentosa: mastocitose cutânea na infância

Urticaria pigmentosa: cutaneous mastocytosis in a child

Claudia Salvini B.M. da Fonseca1; Elisângela Ferreira Vasconcellos1; Juliana Salvini B.M. da Fonseca2; Raquel Machado Barbosa3; Vivian Santos C. Oliveira3


DOI: 10.5935/2318-5015.20130019

1. MD. Faculdade de Medicina de Petrópolis, Petrópolis, RJ
3. Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ
2. Faculdade de Medicina de Petrópolis, Petrópolis, RJ


Endereço para correspondência:

Claudia Salvini B. Martins da Fonseca
E-mail: claudiasalvini@hotmail.com


Submetido em 20.07.2012.
Aceito em 30.10.2013.
Nao foram declarados conflitos de interesse associados à publicaçao deste artigo.

RESUMO

A mastocitose é uma doença rara caracterizada pela proliferaçao e subsequente acúmulo de mastócitos na pele e/ou órgaos internos. Esta patologia pode ser dividida em cutânea e sistêmica. A cutânea é mais frequente na infância; o infiltrado de mastócitos é limitado à pele, geralmente tem uma evoluçao benigna e regride espontaneamente na adolescência. A urticária pigmentosa é a apresentaçao cutânea mais comum. Sao máculas, pápulas, nódulos ou placas, de coloraçao vermelho-acastanhada, com predileçao pelo tronco. O sinal de Darier ocorre em 90% dos pacientes. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de mastocitose cutânea na infância, no qual o quadro clínico e a biópsia de pele foram suficientes para o diagnóstico. Em pacientes com mastocitose, é importante enfatizar a necessidade do acompanhamento periódico com realizaçao de exames laboratoriais e de imagem, conforme a sintomatologia apresentada pelo paciente, e informar a família sobre a doença e acerca da maior predisposiçao à anafilaxia.

Descritores: Mastocitose, urticária pigmentosa, infância.




INTRODUÇAO

A mastocitose é uma doença rara caracterizada pela proliferaçao e subsequente acúmulo de mastócitos na pele e/ou órgaos internos, principalmente na medula óssea e no trato gastrointestinal1. Varia desde proliferaçao isolada e indolente até doenças agressivas e sistêmicas2.

O mastócito origina-se da célula pluripotente CD 34+ na medula óssea. Liberado na corrente sanguínea, segue em direçao aos tecidos específicos para que ocorra sua maturaçao final. As células progenitoras dos mastócitos, em seu processo de desenvolvimento celular, expressam um receptor tirosina quinase (c-kit) específico para o ligante c-kit. Ao ocorrer esta ligaçao ocorre o crescimento e a diferenciaçao dos mastócitos1. Quando acontece uma alteraçao nesta ligaçao há acentuada sobrevida e proliferaçao do mastócito. A principal alteraçao, na maior parte dos casos de mastocitose, é uma mudança no receptor c-kit D816V2.

A classificaçao das categorias da mastocitose e o diagnóstico sao feitos segundo os critérios da World Health Organization (WHO) e sao baseados no exame físico e dermatológico, presença de agregados mastocitários na biópsia de pele e/ou aspirado de medula óssea, análise molecular para a mutaçao D816 V KIT e dosagem do nível sérico de triptase (> 20 ng/mL)3,4. Uma vez confirmada a mastocitose, podemos utilizar a classificaçao WHO para subdividir a doença em diversas categorias (Tabela 1).

 

 

A mastocitose pode ser dividida em cutânea e sistêmica. A cutânea é mais frequente na infância, o infiltrado de mastócitos é limitado à pele, tem uma evoluçao benigna e geralmente regride espontaneamente na adolescência. Já a forma sistêmica costuma ter início na terceira década, podendo apresentar-se como uma forma indolente até uma forma agressiva3.

As manifestaçoes cutâneas podem ser subdivididas em:

- Urticária pigmentosa (UP): é a apresentaçao cutânea mais comum, geralmente surge no primeiro ano de vida e resolve espontaneamente, na maioria dos casos, ainda na infância. Sao máculas, pápulas, nódulos ou placas, múltiplos e de coloraçao vermelho-acastanhadas. A lesao pode ser redonda ou oval, acometendo principalmente o tronco. O dermografismo pode estar presente em um terço dos pacientes e o sinal de Darier (eritema mais edema intralesional após fricçao da lesao) em 90% dos pacientes. O acometimento sistêmico é raro. Nos adultos as lesoes sao menores, têm bordas bem definidas e raramente confluem ou se apresentam como mastocitose cutânea difusa (MCD)1.

- Mastocitoma: apresenta-se como nódulo, único ou no máximo de até cinco, redondo ou oval, medindo entre 1-5 cm, de coloraçao rósea, amarelada ou vermelho-acastanhada. O acometimento sistêmico raramente ocorre, tendo um prognóstico favorável, com remissao espontânea das lesoes1,2.

- MCD: apresentaçao rara, que consiste na infiltraçao difusa da pele por mastócitos, podendo ter lesoes isoladas. Comumente todo o tegumento está envolvido e há queixa de prurido intenso em axilas e regiao inguinal. Na forma sistêmica pode haver anafilaxia1.

- Telangiectasia macularis eruptiva perstans (TMEP): ocorre em menos de 1% dos pacientes com MC, e raramente em crianças1.

Em todas as formas de mastocitose podem ser observadas lesoes cutâneas bolhosas, variante rara e geralmente já presente no período neonatal5, frequentemente associada a acometimento sistêmico, sendo necessário um acompanhamento mais cuidadoso por apresentar prognóstico reservado1.

Na apresentaçao da mastocitose sistêmica pode haver acometimento da pele e/ou órgaos internos. Geralmente há algum acometimento cutâneo, mas há casos em que eles sao discretos ou ausentes. O quadro clínico é variável, pois pode ser devido à liberaçao dos mediadores dos mastócitos ou da infiltraçao de mastócitos em órgaos6.

A degranulaçao dos mastócitos leva ao aparecimento de prurido, flushing, hipotensao, taquicardia, síncope, anafilaxia, úlcera péptica, síndrome disabsortiva, náuseas, vômitos, diarreia ou dor abdominal7. Já a infiltraçao dos mastócitos nos órgaos, dependendo da localizaçao, irá ter uma sintomatologia diversa. O acometimento da medula óssea manifesta-se com anemia, leucopenia, leucocitose, trombocitopenia, eosinofilia, sangramentos e alteraçoes ósseas, com clínica de dor, fratura e osteoporose5,6. No trato gastrointestinal os infiltrados podem desencadear hepatoesplenomegalia, cirrose, hipertensao porta, sangramento de varizes esofagianas e ascite, enquanto que no sistema nervoso os sintomas sao de cefaleia, convulsao, tonturas e desordens psiquiátricas6.

 

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL

As manchas hipercrômicas da mastocitose cutânea devem ser diferenciadas de outras lesoes pigmentadas, como efélides (sardas), lentigo, nevos, mosaico pigmentar ou hiperpigmentaçao pós-inflamatória8. Dentre as síndromes que cursam com lesoes café-ao-leite a mais comum é a neurofibromatose, doença autossômica dominante, de caráter progressivo, que geralmente surge na infância e apresenta desordens cognitivas e esqueléticas. Outras síndromes também relacionadas sao as de McCune-Albright, Legius, Noonan8. Também devem ser incluídos no diagnóstico diferencial o xantogranuloma disseminado juvenil e a leukemia cutis2.

Em relaçao à mastocitose sistêmica, o diagnóstico diferencial é amplo. Os tumores neuroendócrinos (feocromocitoma, VIP, carcinoma medular de tireoide e os tumores carcinoides) secretam substâncias que causam flushing, hipo ou hipertensao, diarreia e sintomas respiratórios, em várias combinaçoes9. Pacientes que exibem diarreia, dor abdominal e síndrome disabsortiva sem o acometimento cutâneo devem ser avaliados quanto à síndrome carcinoide, VIP ou Síndrome de Zollinger-Ellison6.

Quando apresentam lesoes osteoclásticas e osteolíticas devem-se excluir a doença de Paget, hiperparatiroidismo, linfoma, metástases, mielofibrose, osteopetrose e osteosclerose relacionado ao flúor6.

 

TRATAMENTO

O objetivo do tratamento é o controle dos sinais e sintomas provocados pela liberaçao dos mediadores dos mastócitos. É importante evitar fatores que desencadeiam a degranulaçao dos mastócitos, como calor, frio, pressao, estresse, ansiedade, endoscopia, manipulaçao do trato gastrointestinal, infecçoes, medicamentos (aspirina, anti-inflamatórios nao hormonais, morfina, codeína, dolantina, meperidina, dextrometorfano, dimemorfan e outros)10.

Deve ser evitado o uso de bloqueadores alfa e beta-adrenérgicos e antagonistas dos receptores colinérgicos10.

No tratamento da mastocitose cutânea podemos utilizar emolientes, corticoides tópicos, inibidores de calcineurina, PUVA, UVA-1, banda estreita de UVB, laser (na TMEP) e cirurgia para mastocitoma11. Os anti-histamínicos H1 sao indicados para combater o prurido, enquanto os H2 sao utilizados na hiperacidose, ulceraçao e diarreia1. A doxepina é um antidepressivo tricíclico que apresenta atividade de bloqueio H1, sendo uma alternativa.

O cromoglicato dissódico é utilizado em casos de dor abdominal, diarreia, flushing e manifestaçoes do sistema nervoso central. Em casos nao responsivos de dor abdominal, podem ser associados o ibuprofeno ou aspirina e até mesmo baixas doses de prednisona por curto período12.

Pacientes com flushing podem se beneficiar do uso da aspirina, um potente modulador da histamina, que deve ser introduzido em ambiente hospitalar, sempre em associaçao com os anti-histamínicos H11.

Na mastocitose sistêmica nao há consenso definido, mas podem ser utilizados agentes citostáticos e citoredutores, Em casos de evoluçao agressiva, pode-se utilizar quimioterapia, esplenectomia ou transplante de medula óssea1.

Pacientes com mastocitose podem se beneficiar com terapia anti-IgE, podendo ser utilizada na prevençao de episódios de anafilaxia13. O omalizumab é um anticorpo monoclonal humanizado, tipo IgG-1, que atua na reduçao de IgE sérica e da IgE recém-formada que está acoplada ao linfócito B, prevenindo sua ligaçao a receptores de alta afinidade (FceRI) em mastócitos e basófilos. Os receptores de alta afinidade que nao estao acoplados à IgE tornam-se mais instáveis e sao autofagocitados, havendo diminuiçao destes receptores na membrana destas células, o que gera um aumento no limiar para a deflagraçao da degranulaçao12,14.

A imunoterapia para insetos himenópteros deve ser prescrita a pacientes com anafilaxia mediada por IgE, demonstrada por testes cutâneos e/ou IgE específicas, pois protege 75% dos pacientes numa próxima reexposiçao. Cuidados devem ser tomados na aplicaçao da imunoterapia como o uso de pré-medicamentos (anti-histamínicos, corticoides e antileucotrienos) e realizaçao do procedimento em ambiente com suporte para tratar um possível episódio de anafilaxia. Casos de reaçao anafilactoide a veneno de himenópteros têm sido relatados em 20% dos pacientes com mastocitose sem IgE específica15.

Caso o paciente seja submetido à anestesia geral ou local, parto ou uso de contraste iodado, deve-se realizar um protocolo com o uso de corticoide, anti-histamínicos H1 e H2, assim como associar antileucotrienos antes do procedimento. No caso da anestesia geral, deve ser escolhido o etomidato como indutor, o vencurônio como relaxante muscular e os fluoranos na manutençao da anestesia. A anafilaxia pode ser desencadeada por morfina e seus derivados, assim como os coloides. Sempre que possível substituir a anestesia sistêmica pela local, utilizando os derivados do tipo amida (lidocaína), pois esta é mais segura10.

 

DESCRIÇAO DO CASO CLINICO

S.V.S, feminina, branca, 3 anos e 7 meses, natural de Petrópolis, RJ . Mae relata aparecimento de manchas café com leite aos 3 meses de vida, negando sintomas sistêmicos, prurido ou piora das lesoes com exposiçao solar, calor, frio ou alimentos. Criança com história de rinite alérgica, sem história prévia de broncoespasmo ou infecçoes.

Ao exame, a criança se encontrava em bom estado geral, corada e hidratada, com manchas acastanhadas, arredondadas e bem delimitadas, em regiao torácica, abdominal, perineal, coxas e membros superiores (Figura 1). O restante do exame físico estava sem alteraçoes.

 


Figura 1 - Manchas café-ao-leite em dorso e nádegas

 

Biópsia de pele revelou discreta hiperceratose em epiderme e importante infiltrado inflamatório perivascular composto por células com citoplasma amplo com granulaçoes reacionais à coloraçao pela técnica de Giemsa na derme (Figura 2), compatíveis com mastocitose.

 


Figura 2 - Biópsia de pele mostrando infiltrado de mastócitos perivascular (40x). Coloraçao por hematoxilina-eosina

 

Foram solicitadas avaliaçao laboratorial hematológica, provas de funçao hepática e renal, além de radiografia de tórax e ultrassonografia abdominal, tendo como alteraçoes: AST 56 U/L (N = 12-38 U/L) e eosinofilia. A criança foi encaminhada aos serviços de Dermatologia e Hematologia para acompanhamento. Foi indicado o uso de protetor solar e repelente, e foram dadas orientaçoes em relaçao aos sinais de anafilaxia e ao curso clínico da doença.

 

DISCUSSAO

É interessante frente a uma UP estarmos cientes da sua evoluçao benigna na grande maioria dos casos. Portanto, nestes pacientes, o quadro clínico e a biópsia da lesao cutânea sao suficientes para o diagnóstico. Devemos realizar hemogramas seriados, bioquímica e outros exames conforme a sintomatologia associada, como ultrassonografia abdominal, prova de funçao hepática, densitometria óssea, dentre outros1,16.

Caso nao haja regressao do quadro até a adolescência deve-se realizar um estadiamento da doença, incluindo exame físico, hemograma, dosagem da triptase sérica, biópsia da medula óssea, análise molecular para a mutaçao D816 V KIT, exames laboratoriais e/ou radiológicos, conforme a clínica3.

A mastocitose indolente pode evoluir, mas nao muito frequentemente, para formas mais agressivas. Dois bons parâmetros preditivos seriam o aumento de beta-2-microglobulina, e a presença de mutaçao KIT em todas as linhagens hematopoiéticas16.

Com sua clínica variável, os sintomas da mastocitose sistêmica podem preceder em anos o diagnóstico. Sendo assim, diante de um paciente com episódios recorrentes de flushing, vômitos, diarreia, perda da consciência e anafilaxia devemos investigar quanto a um possível quadro de mastocitose9.

Na infância, o risco de desenvolver episódios de anafilaxia está restrito a pacientes com lesoes cutâneas extensas4. Adultos com mastocitose têm um risco maior de desenvolver anafilaxia em comparaçao às crianças. Entre os adultos, a anafilaxia predomina naqueles com envolvimento sistêmico e com poucas lesoes cutâneas. O nível de triptase sérica basal elevada sugere um maior risco de anafilaxia4.

Em 2001, foi proposto um sistema de pontuaçao na mastocitose cutânea, conhecido como SCORMA. O sistema é baseado em três domínios: (a) extensao da pele acometida; (b) intensidade da lesao baseada na pigmentaçao/eritema, vesiculaçao, elevaçao e sinal de Darier; e (c) presença de cinco sintomas subjetivos: fator desencadeante, rubor, diarreia, prurido e dor óssea local. Para calcular o índice final é usada a fórmula (A/5 + 5B + 2C/5). O SCORMA é uma ferramenta útil para monitorar a progressao da doença e parece haver uma moderada correlaçao entre seu índice e o nível sérico da triptase, auxiliando a identificar os pacientes mais predispostos à anafilaxia1.

A paciente do caso descrito vem evoluindo de forma favorável, assintomática, com exames laboratoriais normais. Devemos acompanhá-la, orientando em relaçao à necessidade de evitar fatores desencadeantes físicos e farmacológicos; informar quanto a profilaxia medicamentosa caso venha necessitar de uma intervençao cirúrgica; e orientar quanto a um "kit de emergência" para um episódio de anafilaxia. Acreditamos ser de grande valia a dosagem da triptase sérica pela possível relaçao entre seus níveis elevados e o maior risco de anafilaxia. Apesar da UP apresentar uma evoluçao benigna, devemos estar atentos à possibilidade do acometimento sistêmico, através de uma anamnese minuciosa e exames laboratoriais, com a finalidade de uma intervençao precoce, garantindo uma melhor qualidade de vida para a paciente.

 

AGRADECIMENTOS

Agradecemos à Cristiane Bedran Milito, patologista responsável pela análise histopatológica, e às dermatologistas Fatima Maria Alves Minuzzo e Luciana Teixeira Velloso pelo auxílio na avaliaçao da paciente.

 

REFERENCIAS

1. Maluf LC, Barros JA, Filho CASM. Mastocitose. Rev Bras Dermatol. 2009;84(3):213-25.

2. Burnett MM, Huang MS, Seliem RM. Caso 39-2007: a 5-month-old girl with skin lesions. N Engl J Med. 2007;357:2616-23.

3. George TI, Horny HP. Systemic mastocytosis. Hematol Oncol Clin N Am. 2011;25:1067-83.

4. Brockow K, Jofer C, Behrendt H, Ring J. Anaphylaxis in patients with mastocytosis: a study on history, clinical features and risk factors in 120 patients. Allergy. 2008;63:226-32.

5. Fernandes EI, Faria BC, Cartell A, Santos BA, Cestari TF. Mastocitose sistêmica na infância: relato de 3 casos. J Pediatr (Rio J). 2002;78(2):176-80.

6. Butterfield JH. Systemic mastocytosis: clinical manifestations and differential diagnosis. Immunol Allergy Clin N Am. 2006;26:487-513.

7. Lee JK, Whittaker SJ, et al. Gastrointestinal manifestations of systemic mastocytosis. World J Gastroenterol. 2008;14(5):7005-8.

8. Shah KA. The Diagnostic and clinical significance of café-au-lait macules. Pediatr Clin N Am. 2010;57:1131-53.

9. Murali MR, Castells MC, Song JY, Dudzinski DM, Hasserijan RP. Case 9-2011: a 37 year old man with flushing and hypotension. N Eng J Med. 2011;364:1155-65.

10. REMA - Red Espanola de Mastocitosis. [Citado em: 12/07/12] Disponível em: www.mastocitosis.org.

11. British Association of Dermatologists. Cutaneous mastocytosis: successful treatment with narrowband ultraviolet B phototherapy. Clinical and Experimental Dermatology. 2010;35:914-26.

12. Chang TW, Shuing YY. Anti- IgE as a mast-cell stabling therapeutic agent. J Allergy Clin Immunol. 2006;117:1203-12.

13. Carter MC, Robyn JA, Bressler PB, Walker JC, Shapiro GG, Metcalfe DD. Omalizumab for the treatment of unprovoked anaphylaxis in patients with systemic mastocytosis. J Allergy Clin Immunol. 2007; 119:1550-1.

14. Sarinho E, Cruz AA. Anticorpo monoclonal anti-IgE no tratamento da asma e de outras manifestaçoes relacionadas à doença alérgica. J Pediatr (Rio J). 2006;82(5):S127-132.

15. Olano DG, Twose IA, Lopez MIE, Munoz LS, Durana AD, Vega A, et al. Safety and effectiveness of immunoterapy in patients with indolent systemic mastocytosis presenting with hymenoptera venom anaphylaxis. J Allergy Clin Immunology. 2008;121:519-26.

16. Escribano L, Twose IA, Munoz LS, Montero AG, Nunez R, Almeida J, et al. Prognosis in adult indolent systemic mastocytosis: a long term study of the Spanish network on mastocytosis in a series of 145 patients. J Allergy Clin Immunol. 2009;124:514-21.

17. Heide R, Doorn KV, Mulder PG,Toorenenbergen AW,Beishuizen A, Groot H, et al. Serum tryptase and SCORMA (Scoring Mastocytosis) Index as disease severity parameters in childhood and adult cutaneous mastocytosis. Clinical and Experimental Dermatology. 2009;34(4):462-8.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações